Notícias

Por que usar o aço na construção civil?

O aço possui características químicas fundamentais que possibilitam a construção de materiais e equipamentos de vida útil longa. Por isso, seu uso é muito comum em ferramentas potentes, maquinários pesados, veículos e equipamentos industriais. Com o passar dos anos, um grupo que tem se beneficiado com esta poderosa liga metálica de ferro e carbono é da construção civil.

No artigo de hoje, vamos falar sobre o porquê do crescente uso do aço por este setor

O caso Empire State Building

Para muitas pessoas, o uso de aço pode parecer comum na construção de grandes empreendimentos imobiliários. No entanto, sua utilização por este setor não é tão antiga assim e ainda nem chegou em muitos lugares.

Um dos exemplos mais populares do mundo é o famoso edifício de Manhattan – uma das regiões administrativas de Nova York –, o Empire State Building, considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

Dada a topografia da área e seu projeto ambicioso de 120 andares (que fez dele o edifício mais alto do mundo por quase meio século), sua construção foi um desafio que só pôde ser vencido com o uso de 50 mil vigas de aço revestidas com vidro, tijolos e calcário. Neste exemplo, conseguimos observar pelo menos três motivos para o uso deste elemento. São eles:

1. A versatilidade e alta resistência do aço reduzem os custos de construção e manutenção. Isso significa duas coisas: que as peças podem ser feitas sob medida, evitando desperdício, e que o investimento em estruturas metálicas é compensado ao longo dos anos ao evitar a necessidade constante de manutenção.

2. Por condensar muita resistência em pouca matéria, o aço permite que os espaços sejam melhor aproveitados, possibilitando a criação de ambientes mais funcionais, algo perfeito para um projeto tão ambicioso.

3. A resistência à corrosão e oxidação prolongam a vida útil dos imóveis, especialmente aqueles próximos a regiões litorâneas, onde a umidade e o sal no ar aceleram o processo de deterioração de muitos materiais. O Empire State Building, embora situado na cidade de Nova York, que não é exatamente litorânea, está exposto a condições atmosféricas que poderiam comprometer sua integridade, mas se mantém seguro porque utiliza materiais duráveis.

Fato curioso: em 28 de julho de 1945, às 9h40, um avião bombardeiro tipo B-25 se perdeu em meio a um nevoeiro e colidiu com o edifício, entre os andares 78 e 80. O incêndio foi controlado somente após 40 minutos. Na semana seguinte ao acidente, o edifício foi reaberto.

Se a sua empresa de construção civil precisa de soluções em aço, a El Shaday pode te ajudar! Entre em contacto conosco e saiba mais.

(41) 99974-5538 | (41) 3376-6278 | (41) 3029-3756

contato@elshadayme.com.br
www.elshadayme.com.br