“Nem tudo o que parece é”, já ouviu esse ditado? Com os metais também é assim. Por mais que a maioria pareça a mesma coisa à primeira vista, existem 87 tipos diferentes descritos na tabela periódica - o que corresponde a dois terços da sua totalidade.
Com tantos elementos, estados e formas de encontrá-los natureza afora, é simples presumir que não, metal definitivamente não é tudo igual. E a metalurgia que o diga!
Cada um deles possui características que se destacam para a fabricação de produtos específicos, de acordo com as suas propriedades e possibilidades de manuseio.
Quer saber mais? Confira os diferenciais de três dos principais materiais utilizados no trabalho metalúrgico:
Aço inox
Essa liga metálica é feita com a adição de cromo, níquel e outros componentes que tornam as suas interações inertes - ou seja, não reagem com outros materiais, evitando a ferrugem, por exemplo.
A resistência à corrosão leva o aço inox a ser amplamente utilizado na construção civil, em automóveis, eletrodomésticos, na indústria química e na área da saúde.
Devido à superfície com ausência de rugosidade e porosidade, a higienização é facilitada e impede que microorganismos se proliferem em ambientes hospitalares, laboratoriais e odontológicos.
Esse tipo de aço também suporta variações térmicas bruscas, ou seja, pode ser colocado em ambientes instáveis e com temperaturas extremas, como freezers, fornos e equipamentos de esterilização.
Aço carbono
Composto por 0,008% a 2,11% de concentração de carbono, manganês, silício e fósforo, resulta em um material com capacidade superior para suportar forças externas (como a tração e compressão).
É a chamada resistência mecânica, que possibilita o uso em engrenagens de maquinários da indústria, placas para a produção de tubos, corrimões, usinagens, equipamentos de academias e muito mais.
Ele é classificado em três tipos, de acordo com a quantidade de carbono. Saiba os detalhes sobre cada um deles neste artigo.
Alumínio
Terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é um minério produzido através da bauxita submetida à eletrólise (reação química estimulada principalmente por correntes elétricas).
Suas características se destacam no que diz respeito à facilidade em ser moldado, à maciez, à possibilidade de ser infinitamente reciclável e à versatilidade. Olha só:
A El Shaday está há mais de 23 anos no mercado, por isso, conte com a gente para executar o seu projeto personalizado com todos esses materiais e alta expertise. Entre em contato e faça um orçamento:
(41) 3376-6278
(41) 3029-3756
(41) 99974-5538
Texto por: Geane Godois.