Apesar de muitas vezes serem confundidos entre si por conta da popularidade de uso em diferentes segmentos e aplicações, o ferro e o aço são dois materiais que apresentam diferenças significativas em suas propriedades e aplicações.
A principal diferença entre eles está na sua constituição. Enquanto o ferro é um elemento químico encontrado puro na natureza, o aço é uma liga metálica que contém, principalmente, ferro, mas também pode conter outros elementos em quantidades variadas, como carbono, manganês, silício, entre outros.
Na prática, o ferro raramente é usado em sua forma pura, pois é muito frágil e oxidável, além de ser um material de difícil manuseio e transporte. No entanto, ao ser misturado com outros elementos para formar o aço, o ferro ganha novas propriedades mecânicas e físicas, como resistência à corrosão e maleabilidade.
Por estas razões, entender as diferenças entre esses dois materiais é importante para fazer a escolha certa em cada aplicação. O aço, por exemplo, é amplamente utilizado em construções, na indústria automotiva e em ferramentas no geral. O ferro, por sua vez, pode ser usado na fabricação de ligas metálicas e também em sistemas de dutos de água e gás, tampas de bueiros, panelas e objetos decorativos.
A El Shaday trabalha há mais de 23 anos na área metalúrgica, desenvolvendo produtos e executando projetos exclusivos com matéria prima de primeira linha.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento!
(41) 99974-5538 | (41) 3376-6278 |(41) 3029-3756
contato@elshadayme.com.br
https://www.elshadayme.com.br/
Texto por: Ana Carolina Maoski