Em todo projeto de metalurgia, a escolha do metal é fundamental para garantir o melhor resultado. Muitos fatores devem ser avaliados cuidadosamente, sempre considerando a finalidade do produto e sua exposição ao ambiente.
É preciso pensar nas cargas que o material deverá suportar. Componentes como água, vento ou líquidos ao longo de sua vida útil também compõem o checklist. Assim, com base em informações claras e suas variáveis, avaliamos o metal com as melhores propriedades para cada demanda.
No artigo de hoje, falaremos sobre como escolher o material certo e traremos informações para você ficar por dentro dos aspectos principais de cada projeto. Continue a leitura para saber mais!
Quando o uso do material envolve altas temperaturas, como em cozinhas industriais, a resistência ao calor é preponderante. Apresentamos a seguir três metais comuns e suas propriedades térmicas.
O aço inoxidável é conhecido por sua excelente resistência. Ele mantém sua integridade estrutural e não sofre deformações significativas sob calor intenso. É ideal para equipamentos de cozinha industrial, fornos e componentes de sistemas de exaustão.
O alumínio tem uma alta condutividade térmica, o que significa que ele absorve e dissipa calor rapidamente. Embora não seja tão resistente quanto o aço inox, é perfeito para radiadores e utensílios de cozinha leves.
O latão possui boa condutividade térmica, mas a resistência ao calor é moderada. Contudo, seu ponto de fusão é mais baixo que o aço inox e o alumínio. É mais adequado para peças que não serão expostas a temperaturas muito elevadas, como as decorativas ou conectores.
Outra análise que não pode faltar é sobre as cargas que uma peça irá suportar. Isso determinará a densidade, a resistência à tração e outras propriedades mecânicas do metal que garantirão que suporte grandes forças sem deformar. Veja alguns exemplos:
A dureza e a capacidade de tolerar impactos são cruciais. Um metal mais denso geralmente oferece maior robustez. A escolha certa garante a segurança e a durabilidade do seu projeto.
Por fim, podemos destacar a resistência à corrosão. De longe, o aço inoxidável apresenta uma superioridade elevada, o que o faz ideal para ambientes agressivos, como prédios à beira-mar, utensílios para cozinhas industriais e corrimões externos.
No entanto, o aço inox nem sempre é a melhor opção devido a outras variáveis, o que abre espaço para outros tipos de metais comuns:
Mas lembre-se: como destacamos ao longo deste artigo, há muitas outras variáveis, como a facilidade de usinagem para fabricação de peças complexas. Também é preciso considerar os custos e o orçamento disponível.
Optar por serviços metalúrgicos feitos por profissionais apaixonados pela arte de trabalhar com todo tipo de metal é o primeiro passo para o sucesso.
Na El Shaday, além de dedicação na personalização, executamos e realizamos projetos com rapidez e qualidade, além de garantirmos o material conforme as especificações requisitadas.
E tudo isso com um diferencial: nosso pós-venda é feito para garantir sua satisfação desde a contratação até o uso do produto.
Qual a sua necessidade em metalurgia?
Entre em contato conosco:
(41) 99974-5538 | (41) 3376-6278 | (41) 3029-3756