Notícias

Como encontrar a metalurgia no dia a dia?

O metal é parte fundamental no cotidiano da sociedade contemporânea em vários aspectos. Mas você saberia dizer de que forma a metalurgia está presente na nossa rotina?

Após o homem conseguir dominar o fogo em caráter industrial, a metalurgia passou a ser desenvolvida com uma maior agilidade. A técnica foi impulsionada durante a Revolução Industrial e a indústria metalúrgica se desenvolveu rapidamente. Hoje conta com cinco funções principais: a fundição; a produção de metais não ferrosos; a produção de ferroligas e ferro-gusa; a fabricação de tubos; e, por fim, a siderurgia. Dessa forma, diversos materiais desenvolvidos a partir destas técnicas são encontrados no nosso cotidiano.

Em casa e no escritório

O aço inox, o aço carbono e o alumínio, por exemplo, estão em corrimãos de guarda-corpo, que oferecem proteção e estabilidade, e nas luminárias encontradas em casas e escritórios.

Já os utensílios domésticos e automobilísticos que vemos por aí, muitos deles são feitos de aço inox, uma das técnicas mais utilizadas pela metalurgia. Em uma cozinha estão diversos objetos que tornam o metal o produto número um. 

A metalurgia está, inclusive, na cadeira de aço carbono, que sentamos para ler um livro ou para ler este blog.

Nos hospitais e laboratórios

Nos hospitais, laboratórios e demais ambientes ligados à saúde, as bancadas de inox garantem  a facilidade de limpeza, durabilidade e uma baixa probabilidade de contaminação. 

Também encontramos a metalurgia nos portões de alumínios e no carrinho para carregar produtos. Até mesmo nas estruturas feitas de tubos é possível encontrar o  metal.

Quer saber mais sobre como a metalurgia está presente no nosso cotidiano? Conheça os nossos produtos e se surpreenda. Todos os materiais que citamos neste texto fazem parte do nosso catálogo. 

A El Shaday é referência em metalurgia na região de Curitiba há mais de 21 anos. Oferecemos a você tecnologia, praticidade e a garantia de que o seu projeto será realizado com dedicação e comprometimento.

Texto por: Queila Lazo